top of page

Casa de madeira e casas pré-fabricadas. Vale a pena?

  • infodiario
  • 29 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

No condomínio onde estou construindo minha casa, um vizinho optou por uma alternativa bastante inusitada, comprou uma casa pré-fabricada de madeira. Digo inusitada pois embora seja comum em vários locais, não é na região onde moro, onde as construções de alvenaria ocupam praticamente todo o espaço.


No primeiro momento causa curiosidade e segundo informações de terceiros alguns dos principais benefícios da inusitada construção pré-fabricada seria o custo e o tempo de montagem da mesma. Pelos valores apresentados por esses terceiros, o custo da casa ficaria em pelo menos 50% do valor que eu imaginaria gastar para construir a minha casa, isto considerando que as duas tem mais ou menos o mesmo tamanho. Se levar em conta que eu estava trabalhando com a ideia de uma construção econômica, o valor desta casa de madeira seria proporcionalmente mais baixo ainda em relação à demais construções de padrões mais elevados.


O segundo motivo era que a casa seria montada em 20 dias, algo que não aconteceu. Na verdade eles já estão a meses trabalhando e embora esteja quase finalizada, mas o prazo excedeu e muito.


Casas de madeira


Confesso que fiquei um pouco interessado e fui buscar informações sobre este tipo de construção e percebi alguns detalhes importantes, como os relacionados abaixo:


Calor

Embora uma das empresas que vende casa de madeira tenha afirmado que as casas não são quentes, eu fiquei com a impressão que são quentes sim. O que eles alegaram é que há uma rápida transferência de calor do ambiente externo para o interno, isto é, ela esquenta fácil e esfria fácil. Penso que a exposição ao sol no verão pode gerar um ambiente bastante quente durante o dia, embora o calor possa ser dissipado durante a noite e esta seria um pouco mais agradável. Isto é uma hipótese e conclusão minha.


Fungos e cupins

Esta mesma empresa alega que é possível o ataque de fundos e cupins, por isso há uma recomendação de evitar lugares úmidos e outros cuidados.


Barulho e odor

Outra hipótese seria a de ter um pouco de barulho. Já a questão do odor, segundo eles, acontece no início, mas com o tempo ele tende a desaparecer.


Minha conclusão


Os aspectos acima são apenas alguns de uma lista enorme de observações que uma pessoa precisaria fazer antes de tomar a decisão de trocar a construção de uma casa de alvenaria por uma casa de madeira. Olhando agora a casa quase pronta do meu vizinho e observando os fatores acima citados, conclui que não seria o meu estilo, creio que não tenho cultura para isso. Contudo a julgar pelo preço e em certas ocasiões, acho que vale a pena você conhecer e analisar se é aplicável ao seu caso ou não.


Fonte: casadicas.com.b


 
 
 

Comentarios


Deixe o seu comentário!

© 2014 - 2017 ITACLICK - O Noroeste a um click de você. - Todos os direitos reservados   Powered by ItaClick Design (22) 9-9748-4132

O seu site de notícias de Itaperuna e região.
bottom of page