Viajar no fim do ano pede cuidados de saúde para evitar doenças
- infodiario
- 29 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Às vésperas do ano novo, já é hora de colocar o pé na estrada para encontrar a família ou simplesmente aproveitar a data para descansar longe de casa. Para que a viagem não tenha contratempos, é importante tomar alguns cuidados com a saúde, principalmente em época de epidemia de zika. Gripe, diarreia do viajante, conjuntivite, gastroenterite e herpes são as doenças que mais acometem pessoas de férias.
— Nesta época, as pessoas costumam beber álcool e dormir pouco, o que causa baixa imunidade. Por isso, o período entre o Natal e o carnaval é quando mais se vê doenças virais — explica a clínica geral, geriatra e médica ortomolecular Márcia Umbelino.
Para se proteger da zika, a recomendação é usar repelente e roupas que cubram o corpo. Por causa do calor, o ideal é escolher tecidos leves. No entanto, se o pano for muito fino, deve-se aplicar repelente por baixo para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti.
Sem gelo na bebida
Segundo Márcia Umbelino, medidas como reduzir a exposição ao sol, alimentar-se bem e beber bastante líquido auxiliam na manutenção dos níveis de imunidade e na prevenção de problemas de saúde. Além disso, ao fazer refeições na rua, é importante não pôr gelo em bebidas e poupar-se de frutas cruas e alimentos como maionese e frutos do mar, que podem estar contaminados. O cuidado ajuda a evitar tanto a diarreia do viajante, que causa febre, dor abdominal e diarreia, quanto a gastroenterite, cujos sinais são náuseas, vômito e dor de cabeça.
— Caso a pessoa se sinta mal onde estiver, ao surgirem os primeiros sintomas, é preciso procurar uma emergência — orienta a médica.

Fonte: Tv Daki com infoormações do Extra Online
コメント