4 dicas para cuidar da tatuagem nos dias de sol, praia e piscina
- infodiario
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Além de coragem para aguentar a dor, quem faz tatuagem precisa ter disciplina para manter o desenho bonito. Durante o verão, a atenção deve ser redobrada. Tatuadores e dermatologistas contam ao UOL quais são os riscos e os cuidados na hora da exposição ao sol, ao cloro e à água salgada.
Recém-tatuados
Daniel Fuchs, do estúdio Dublin Tattoo (RJ), indica evitar sol diretamente sobre a área tatuada pelo menos três dias após a conclusão do desenho. Sauna e banhos de mar ou piscina são proibidos até saírem as casquinhas da cicatrização. Para manter o desenho sem falhas, também é recomendado que a pessoa não esfregue a toalha após o banho. É permitido curtir praia, piscina ou bronzear-se somente um mês após a tatuagem ter sido feita, indica Elton Mapelli, do estúdio Royal Tatoo (SP).
Após a cicatrização
Para que não quer fugir do sol, o ideal é usar um bloqueador solar fator 50. Camila Saraiva, tatuadora do estúdio Banzai Ipanema (RJ), recomenda os protetores específicos para peles sensíveis. Daniel também indica o uso de hidratante no local tatuado.
Cuidados na praia
"O problema do mar não é somente o sal, mas também a sua poluição. A tatuagem no período de cicatrização não deixa de ser uma ferida que, em contato com impurezas, pode vir a infeccionar", lembra Camila. Flávia Schueler, dermatologista da Clínica Art Sculp, diz que o sal do mar pode ressecar a pele e danificar a tatuagem em caso de pele mais ressecada. "O ideal é sempre manter a pele hidratada com hidratantes mais potentes e se possível tomar uma ducha de água doce após o banho de mar", indica.
E na hora da piscina
Segundo a dermatologista, além do sol, as tatuagens coloridas precisam de mais cuidados quando entram em contato com o cloro das piscinas, pois podem desbotar mais rápido que as pretas --principalmente as com pigmentos mais claros, como amarelo, laranja e verde.
Fonte: UOL
Comments