CENSURA EM ITAPERUNA!! Imprensa local é expulsa da câmara de vereadores e impedida de fazer a cobert
- Fred Boechat
- 8 de jan. de 2016
- 4 min de leitura

Censura
substantivo feminino
Ação ou efeito de censurar.
Análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos etc., ger. com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação.
No dia 06 de janeiro, o Depto. de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna enviou um e-mail para todos os órgãos de imprensa do município comunicando que nesta sexta-feira, 08 de Janeiro, haveria uma capacitação para 200 servidores municipais no salão da Câmara municipal no intuito de se intensificar o combate ao Aedes aegipty, que infesta a nossa cidade.
O Portal Itaclick, um dos primeiros veículos de comunicação a engajar-se na luta contra o mosquito, com o intuito de divulgar as ações positivas da Secretaria de Saúde, compareceu ao local para realizar a cobertura jornalística e tentar fazer uma entrevista com o secretário municipal de saúde Marcelo Poeys.
Ao perceber a presença de nossa equipe, o subprocurador do município Erecy Rosa foi até nosso repórter Fred Boechat e questionou o motivo de sua presença no recinto. Ao ser informado que era um trabalho jornalístico, ele disse que o Portal Itaclick não poderia realizar seu trabalho por se tratar de um “site político”, no que foi imediatamente questionado.
Não satisfeito, o subprocurador ordenou ao secretário que pedisse ao coordenador de comunicação Gesiney Botelho para avisar pelo microfone em alto e bom som que qualquer veículo de imprensa que estivesse presente no local deveria se retirar, devido a algumas informações confidenciais que seriam passadas aos agentes, segundo as palavras do coordenador, numa tentativa explicita de cercear a informação e a verdade à população em geral. Nosso repórter se viu coagido a se retirar da Casa do Povo, mas não sem antes protestar veementemente contra a censura e a arbitrariedade do subprocurador, que agiu como um verdadeiro representante de um regime ditatorial e repressor, para o qual a verdade deve ser exposta ao povo de acordo com a sua conveniência.
Ora, Senhor Erecy! Todos em Itaperuna que conhecem o trabalho do Portal Itaclick sabe que de políticos nós não temos nada! Muito pelo contrário: nosso repórter há cerca de 6 meses atrás pediu exoneração de seu cargo na prefeitura (cargo conquistado com mérito e competência através de concurso público, e não de favor de quem quer que seja, que fique bem claro) justamente para não ter seu nome envolvido em política. Não temos pretensões políticas, muito menos estávamos lá para criticar as ações da secretaria. Muito pelo contrário! Estávamos lá para somar forças na divulgação e prestar solidariedade e apoio ao combate ao mosquito, como temos feito já há bastante tempo.
Mas afinal, o que é que não interessa para este governo que a população saiba? Qual o motivo de tanto sigilo? E se não era um ato público, porque foi amplamente divulgado nos meios de comunicação através de sua imprensa oficial? Será que eles não querem que a população saiba que Itaperuna, junto com Angra dos Reis, está nos primeiros lugares no RJ em quantidade de infestação do mosquito? Ou será que o povo não pode saber que o serviço vem sendo efetuado de forma precária e ineficiente, devido ao baixo contingente de trabalhadores no setor, ou que a secretaria dispõe de muito poucos recursos para equipar os agentes? Isso não precisa da imprensa divulgar. Está na cara de qualquer cidadão que tenha um mínimo de discernimento que o combate ao mosquito em Itaperuna é ineficaz, haja vista os altos índices de infestação do vetor nunca antes registrados em nosso município.
De 2009 a 2013, Itaperuna passou por um período de relativa calmaria em termos de casos notificados de dengue. Não coincidentemente foi a mesma época em que atuaram no combate agentes que entraram no serviço público através de processo seletivo (uma espécie de concurso público temporário). Não por acaso, ao término do contrato destes profissionais, os índices voltaram a subir assustadoramente, numa clara demonstração de que qualificação profissional faz a real diferença.
Hoje Itaperuna é campeã em infestação do mosquito no RJ, inclusive com um caso de um bebê que nasceu com Microcefalia no fim de 2015 no Hospital São José do Avaí, muito provavelmente relacionada à contaminação pelo Zika Virus.
Como o atual governo deixou a situação chegar a esse ponto? Por que o combate ao mosquito em Itaperuna é tão ineficaz? Será que são as respostas a essas perguntas que o subprocurador quer esconder da população?

Voltamos a afirmar que não temos pretensões políticas de qualquer espécie. Nosso repórter nem tem domicílio eleitoral nesta cidade. Estávamos lá apenas para cumprir nosso papel social de empresa cidadã e levar a informação e a verdade ao povo, sempre no intuito de somar forças, já que consideramos que a informação é a principal arma de combate não só ao mosquito, mas a qualquer forma de exclusão intelectual, moral ou de cidadania. Repudiamos veementemente qualquer tipo de censura. Fica aqui nosso protesto a esse ato arbitrário e de repressão à liberdade de imprensa, direito garantido a todos pela Constituição Federal.
E que Deus tenha piedade do povo de Itaperuna!
Por Fred Boechat para o Portal Itaclick
コメント